15 fevereiro 2011

INSTRUMENTO NAS MÃOS DE DEUS





"Este homem é para mim um instrumento de escolha, eleito para levar o meu nome diante das nações e dos reis..."
"Eu lhe mostrarei quanto é necessáro padecer pelo meu nome" (At 9,15-16).

Padre kentenich foi chamado e eleito a fundar um grande Movimento universal.
Interiormente livre para os planos divinos, ele se abandonou ás mãos do Pai, entregando-se sem reservas á sua vontade, como instrumento nas mãos de seu mestre.

Maria foi para ele, o mais perfeito modelo de disponibilidade a Deus.
Padre Kentenich nunca recuou perante alguma tarefa. Sempre empenhou-se com todo o vigor, ousadamente, pelos mais leves desejos de Deus. Seu profundo anseio foi: jamais cruzar os planos divinos!

Esta dedicação e entrega  irrestrita a Deus tornou-o capaz de realizar grandes obras e passar pelas mais duras provações, com grande tranquilidade e confiança vitoriosa.

Por isso, não aceitou a oferta de escapar ao campo de concentração, em virtude de sua saúde deficiente. Decidiu-se para Dachau, na certeza interna de que "Deus quer este caminho para mim e me dará as forças necessárias de segui-lo. Também no campo de concentração, estarei a serviço do bom Deus."

E Deus permitiu que ele se tornasse conselheiro e arrimo de muitos prisioneiros de Dachau. Estimulou nele a ousadia e lhe deu força de fundar ali, dois novos ramos de sua Obra.

Até o fim de seus 83 anos, o Padre kentenich conservou a modalidade interna e a sensibilidade para captar e realizar os mais leves desejos de Deus.


Deus permitiu seu sêlo nesta longa vida de tão grande depedência instrumental, quando chamou o Padre kentenich ao lar eterno, no sagrado lugar de Schoenstatt, logo depois da celebração da santa missa.


"Pai, com fé eu te adoro e me entrego a ti como instrumento, nada mais reservando para mim." (Pe.kentenich)

08 fevereiro 2011

GUIADO PELO PAI

" Meu Deus, minha fortaleza, meus Deus em quem confio" (Sl 91,2)
"Envia tua verdade e teu amor, para que sempre me conduzam a teu monte santo" (Sl 43,3)

O Padre kentenich foi sempre como rocha inabalável no meio da confusão, da dúvida  e descrença de nossa época. Sentiu-se inteiramente empolgado pela verdade: Deus é, Deus é o Pai que dirige todos os acontecimentos do mundo e de cada pessoa individualmente.

Para o Pe. Kentenich todos os acontecimentos se tornaram como que transparentes, indicando em tudo o bom Deus. Transparentes se tornaram os g randes feitos importantes na história mundial, transparentes também, as pequeninas coisas de cada dia.

Através de tudo, ele pressentiu o bom Deus. Sua preocupação foi perscrutar em tudo e sempre os planos da Divina Providência - "com o ouvido no coração de Deus e a mão no pulso do tempo." O Planejamento próprio não entrava em consideração quando reconhecia o caminho que Deus lhe indicava. Seguia-o, confiando singelamente na direção divina, mesmo por escuridão e sofrimento. Reconhecendo a vontade divina, Padre Kentenich preocupava realizá-la com vigor, mesmo que tivesse de enfrentar as maiores dificuldades.

Com fé iluminada, firmeza e segurança, soube conduzir os seus através das tempestades e lutas dos 97 anos de história da fundação. Num trabalho constante e pasciente, levou as pessoas ao reconhecimento de que o Pai Eterno dirige com amor, a sorte de seu filhos, pais, "todas as coisas cooperam para o maior bem dos que o amam, mesmo o pecado e a morte".

Sua profunda fé no amor previdente e providente do Pai não permitiu que ele ficasse abalado, nem nos mais  duros golpes do destino. Vemo-lo firme como um rochedo, nas tempestades e agitações do tempo.

Anuciando e vivendo a mensagem da Fé na PROVIDÊNCIA. o Pe. kentenich indicou o caminho ao lar do coração do Pai Eterno aos homens sequiosos de Deus e tão agitados de nossa época.


"Deus é Pai, Deus é bom e bom é tudo o que Ele faz"
"Contigo eu vou por noite sem fim, pois teu amor vigia por mim" PK

05 fevereiro 2011

Um sonho... Eis nosso desejo! Queremos a Jornada em BH!

A Juventude da Arquidiocese de Belo Horizonte está se organizando nas 264 paróquias que compreendem esta igreja particular a fim de firmar o desejo de fazer desta capital a sede da 29ª Jornada Mundial da Juventude - JMJ, anunciada pelo Vaticano para o Brasil em 2014.

Na região metropolitana de Belo Horizonte são aproximadamente 3 milhões de fiéis católicos, ou 75% da população, mais do que na Arquidiocese do Rio de Janeiro em proporção (60,7%), além de ser Minas Gerais o estado com o maior percentual de católicos do sudeste, 78%, contra 70% de São Paulo e 56% do Rio de Janeiro, segundo o Instituto Datafolha em 26 de abril de 2010.

Tudo isso confere a Belo Horizonte o status de forte candidata a sede da JMJ 2014.

Assista o vídeo produzido pela Arquidiocese de Belo Horizonte para promover BH como sede da 29ª Jornada Mundial da Juventude de 2014. Um cópia deste video foi enviada ao Santo Padre Papa Bento XVI. Aguardamos ansioso a decisão de sua Santidade. A Jornada Arquidiocesana da Juventude será realizada no dia 28 de março, Domingo de Ramos.


Confira mais informações no site: www.jajbh.blogspot.com que também está disponível na lista de Links Úteis deste blog.

Novos líderes do Jumas Bh

A Juventude Masculina é um ramo relativamente novo no Movimento Apostólico de Schoenstatt de Belo Horizonte/MG e está organizado em dois grupos que se originaram na Paróquia Santa Maria Estrela da Manhã, localizada na região oeste da capital mineira, uma das comunidades mais atuantes no início do movimento por aqui. Foi lá que a Mãe Peregrina visitou pela primeira vez os lares das crianças da arquidiocese, num movimento conhecido como Peregrino Infanto-juvenil.

O Grupo Fundação do Jumas Bh se formou com os jovens remanescentes da catequese que após a primeira eucaristia não encontraram nenhuma vinculação em pastorais e movimentos da comunidade que, de certa forma, carecia de acolhida a este público.

O Jumas Bh contribui com o trabalho pastoral da paróquia de forma dinâmica e vincula os jovens às atividades da comunidade local a que pertence.

Conheça os líderes do Jumas Bh:



Marcos - Dirigente de Ramo e do Grupo Fundação
Responde e coordena as atividades de todos os grupos do Jumas Bh. É fundador e idealizador do Jumas Bh

Contato: marcosantaodilia@yahoo.com.br






Douglas - Dirigente do Grupo Novo
Formador e organizador da 2ª Geração do Jumas Bh desde a sua origem, fiel pesquisador da história de Schoenstatt e grande colaborador da juventude

Contato: douglashenrique17@yahoo.com.br






Breno - Dirigente do Grupo Novo
É da Geração Fundadora do Jumas Bh, esteve afastado durante um tempo do grupo e em 2011 voltou para assumir a coordenação da 2ª Geração, junto com o Douglas

Contato: frognoturno@hotmail.com





Luiz Miguel - Dirigente dos Pioneiros
Em 2011 coordenará o primeiro Grupo de Pioneiros (meninos de 9 a 14 anos) do Jumas Bh. Também pertence à Geração Fundadora

Contato: luizbudokai@hotmail.com






Ítalo - Dirigente de Pioneiros
Junto com o Luiz Miguel está na Juventude Masculina desde o início (2009) e tem a missão de, neste ano, dar início ao primeiro grupo a acolher meninos mais jovens no Jumas Bh

Contato: jumasbh@gmail.com

Programação do Jumas Bh - 1º Semestre de 2011

Clique na imagem para acessar o calendário e faça o download da programação da Juventude Masculina de Schoenstatt em Belo Horizonte.

Não consegue visualizar a imagem. Clique aqui.

Obs.: Os responsáveis por cada evento deverão providenciar transporte, alimentação, programar as atividades, dividir tarefas e sugerir meios para angariarmos recursos para a realização do evento. Tudo, obviamente, com o apoio do respectivo grupo a que pertence e de todo o Jumas Bh.

Rodrigo Monteiro Amaral
Acessoria de Comunicação - Secretaria do Jumas Bh

01 fevereiro 2011

"Quem é esta que surge como aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, temível como um exército em ordem de batalha?" (Cant 6,10)

Padre Kentenich considerou como tarefa sagrada, as palavras de Jesus: "Eis ai Tua Mãe!"
Todos os seus ensinamentos indicam a Mãe de Deus e anunciam suas magnificências, abrasando os corações de amor a Maria. Empolgado interiormente, Padre Kentenich falou com entusiasmo da beleza da Imaculada; da bondade e sabedoria da Mãe; da grandeza da Auxiliadora de Cristo; da sublimidade da Rainha. Mostrou a Mâe de Deus como a "Vencedora de todas as heresias", a guia segura, na confusão e polêmica espiritual de nossa época.

Experimentando sempre de novo, o poder e o amor desta Mâe, ele pode permanecer tranquilo em todas as dificuldades. Suas palavras e seu agir eram um convincente testemunho que levava todos a confiar inabalávelmente, na Mâe de Deus. A vida do Padre Kentenich refletiu claramente os traços de Maria, principalmente, sua dedicação incondicional ao Pai, na fé, na esperança e no amor, sua fidelidade pronta a sofrer, pelo Redentor e sua obra; sua pureza e seu amor serviçal inteiramente desprendido de si mesmo.

Durante os longos anos de sua atuação sacerdotal, Padre Kentenich empenhou-se incansávelmente, para formar nos seus, a imagem de Maria.

E Colocou-os á disposição da Rainha dos Apóstolos, como "um exército em ordem de batalha", para as lutas do reinode Deus.

"Dá-nos nesta vida ser uma imagem de Maria, irradiando amor e paz, fortaleza e alegria. Vem no tempo em nós passar para Cristo triunfar"  P.K