25 janeiro 2011

Na Aliança com a Mater Ter Admirabilis

"Farei com eles uma aliança de paz, que será uma aliança eterna. Eu lhes prodigalizarei minhas bençãos, tornando-os numerosos. Estabelecerei para sempre o meu santuário no meio deles. Minha residência será no meio deles." ( Ez 37, 26-27)

Padre Kentenich amou a Mãe de Deus desde a mais tenra infância. Aos nove anos de indade, entregou-se inteiramente a Maria, por meio de uma consagração, que se tornou o fundamento de toda a sua vida religiosa. Muitas vezes, confessou que a Mâe de Deus foi sua única Educadora, conduzindo-o com segurança através das crises epirituais, por que ele passou nos anos de estudo e preparação aos sacerdócio. Foi Maria quem lhe deu luz e forças para suas atividades de Fundador. Por isso, ele repetia sempre: "Tudo o que sou e tenho e tudo o que se fêz em Schoenstatt, eu devo á Mâe de Deus."

Como em sua própia vida, assim também a consagração a Maria foi o começo e o fundamento sólido da vida das comunidades por ele fundadas. No dia 18 de outubro de 1914, Padre kentenich selou uma aliança de amor com a Mâe de Deus, na antiga capelinha de São Miguel, em Schoenstatt.

A Mater Ter Admirabilis correspondeu de modo singular, retribuindo esta dedicação, com seu amor: realizou suas esperanças, estabelecendo o seu trono de graças na Capelinha, onde atraiu a si os corações de muitíssimos homens, para enlaça-los profundamente com Deus.

Schoenstatt se tornou lugar de peregrianção, o centro de um vasto movimento de renovação religiosa, propagado em todo o mundo. Padre Kentenich o havia experimentado e estava firmemente convicto de que a dedicação á Mâe de Deus é uma segurança inabalável da fidelidade á aliança batismal, por que Maria nos ajuda a permanecermos fiéis e firmes na fé e a levarmos uma vida geniunamente cristã.

Com entusiasmo arrebatador, Padre Kentenich anunciou por toda a parte, a mensagem da Aliança de Amor com a MTA.

Movido por uma fé inabalavel na fidelidade da Mâe e Rainha á aliança, ele empenhou sua vida e sua  honra por Ela e sua Obra, nas horas dificeis e decisivas de sua própria vida e da história de Schoenstatt. Serviu a Mâe de Deus, com fidelidade inquebrantável, até o fim de sua longa e agraciada vida.

"Eu creio que jamais vai perecer quem á aliança fiel permanecer"
                                                                                  (PK)

14 janeiro 2011

GRANDE NO AMOR

" Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor." (Jo 15,9)
"O Que vos mando, é que vos ameis uns aos outros." (Jo 15,17)

Em nossa época, " em que o amor arrefeceu em muitos" ( Mt 24,12), Deus nos presenteou, na pessoa do Padre kentenich, uma personalidade grande no amor. Suas palavras e todo o seu atuar refletiram a intimidade com Deus. Todo o seu ser irradiou o embevecimento divino. Foi assim que o experimentavam as inúmeras pessoas que o encontravam no caminho de sua vida.

Padre Kentenich entregou tudo, irrestritamente, ao Eterno Amor, não lhe negando nada. Comprovou sua fidelidade incodicional a Ele, tanto no campo de concentração de Dachau, como também no exílio.

O amor a Deus impulsiona-o a consumir-se pelos homens, totalmente desprendido de si mesmo. Recebeu a todos os que procuravam, com um amor respeitoso e cordial que sabe sentir com o outro. Sem jamais poupar-se a si mesmo, prodigalizou suas forças e seu tempo a todos: sacerdotes que buscavam seu conselho, leigos que lhe apresentavam seus problemas, todos os que necessitavam de consôlo no sofrimento ou clareza nas aflições da consciência. Recebia e atendia a todos, sem nunca perder a paciência e a tranquilidade.

Além do conforto espiritual e anímico, Padre Kentenich distribuia prodigamente, os muitos presentes que recebia e que tinham como única finalidade, causar alegria aos outros.

Quem quer dele se aproximasse, experimentava nele, a bondade e a misericórdia divina, o Bom Pastor que dá a vida pelos seus. Desta maneira, Padre Kentenich foi a ponte de ligação a Deus, para muitos homens.

Aguardem o proxímo texto.

11 janeiro 2011

JUMAS BH

  NO ano que passou, tivemos muitos desafios como JUMAS BH. Nossa quanta coisa aconteceu.... os meninos que mudaram, os problemas que tivemos,  as nossas correrias para arrumar verba para custear nosso gastos de acampmentos e pré-acampamentos....o jardim do santúario que ficou limpo, mas dueu a coluna de muitos para deixa-lo assim... quantas risadas, quantas alegrias..... e para terminar o ano tivemos a alegria do primeiro grupo, o fundação selar sua Aliança do a MTA, na presença do Accessor Pe. Alexandre, do Sem. Júlio e do Biasini, que enfim veio a BH.

Como não lembrar da Irmã M. Doralice, ensinando os novos a falar Schoenstatt, usando o chambinho...  eita que as Irmãs de maria são show de bola conosco. Nossa como posso esquecer da ida a Itaara-RS..de avião pela primeira vez, e todo encontro que foi excelente. Temos muito o que agradecer a Deus e a MTA por tantas coisas, e pedir perdão também pelas falhas que tivemos.

Porém, e novo ano, o JUMAS BH está se preparando para comemorar mais um ano  de vida, e desafios, a Galera da inflamada pelo Cristo Tabor,   e estão qurendo inflamar mais gente. Afinal, não se pode esconder a luz debaixo da cama, temos que incendiar o mundo, alias começemos por BH e por confins. Homens novos dispostos a lutar, e Maria e nossa estrlea guia, que nos ajuda nesse caminhar....

Vamos JUMAS BH, vamos rumo a 2014, vamos  em 2013 celebrar os 10 anos de Tabor da Liberdade, vamos a luta na vida diaria para sermos instrumentos da Mâe, para incendiar as Montanhas de Minas.Vamo lá minerada, se Fogo, se Ardor, se presença de Cristo Tabor....A Mâe precisa de nós, Cristo precisa de nós, o Pai Fundador precisa de nós.
                                                     VIVA SCHOENSTATT
                                                                                                                           Pelo JUMAS BH
                                                                                                          Marcos (Dirigente de Ramo)
                                  
                                               VINCULADOS POR MARIA, FOGO DO CRISTO TABOR

GUARDAMOS HERANÇA

        Iniciamos um novo ano, um tempo novo para recomeçar......mas para ser sincero, que adianta comemorar a chegada de um novo  ano, se  nada faço para mudar minha vida. Chegou janeiro, bom,  a maioria so tem a reclamar, por que chegaram as continhas dos abusos do natal, que na realidade não e para  se fartar de comprar e comer, mas e um tempo de contemplar  o nascimento de Jesus.
       Mas então,  o tempo não para, e hora de fazer propostas a  nós mesmos, para que possamos  ter um ano bom. Que consigamos pagar  as continhas dunrate ao ano, ou  melhor durante os anos, por que maioria dividiu aquilo que comprou em leves prestações eternas, que quando chegar dezembro,  ainda estão pagando.

Não vamos nos deprimir, afinal  isso e algo que provocamos, por que paramos de contemplar o Cristo  que chega. Então o que devemos fazer???????

             Alguns iram se matar de trabalhar , esquecendo os amigos e a família, outros iram se deprimir, e afundar num oceano de lamentações de pura falta de fé, e mais ainda, outros iram ser gentis  e nem vão pagar o que compraram, por que o passo foi maior que a perna, nós temos ainda aqueles que tentaram durante o ano fazer inúmeros acordos para sair da corda no pescoço.
          Como era bom, o tempo que paravamos para olhar Jesus no berço, e dar a ele o presente do nosso coração, e celebrar em comunidade a Festa de seu nascimento. Mas ainda existe uma luz...............
        Nós temos um presente, que nos foi dado por Deus, esse presente e fantástico, pena que muitos hoje em dia não conseguem enchergar a luz que dele emana, que a a luz de seu filho. E Ela, Maria, pelo qual contemplamos sob o título de MTA ( Mater Ter Admirabilis).
         O Padre Kentenich, instrumento usado por Deus, trouxe uma luz, convidar Maria a se estabelecer no Santuário. E seu carisma, hoje, nos e que devemos guardar, somos juventude masculina de Schoenstatt, queremos ser homens novos, formados a imagem de Cristo, pelas mãos da prórpria Mater. Quer coisa Melhor?????

          Damos inicio a esse ano, preando para a chegada dos 100 anos de fundação, esse ano vamos juntos de Santuário a Santuário, sendo missionários do Cristo Tabor. Temos muito que fazer, acampamentos para preparar, novos jovens para inflamar, outros que iram selar sua Aliança de Amor, e muito mais.
           O que temos?????? ora, temos Jesus, que a Mâe e Rainha nos traz diariamente em seus braços, temos a coragem e o desejo de sermos homens novos, temos nossa vinculação, temos a cara e a coragem de dizer: somos Jovens Católicos do Movimento Apóstolico de Schoenst, e queremos ser como so Hérois que deram sua vida.   venha conosco você também, sempre  precisamos de mais um.





Excelente ano de 2011 com as benções de Jesus, que nos incendia por intercessão de nossa querida MTA.