30 novembro 2010

Advento

“Qual a origem deste tempo de preparação para o NATAL?
A primeira referência ao “tempo de Advento” é encontrada na Espanha, quando no ano 380, o Sínodo de Saragossa prescreveu uma preparação de três semanas para a Epifania, data em que, antigamente, se celebrava o Natal.
Há relatos de que o Advento começou a ser vivido entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo como preparação para o Natal.
No final do século IV na Gália (atual França) e na Espanha, tinha caráter ascético com jejum, abstinência e duração de seis semanas como na Quaresma (quaresma de S. Martinho). Este caráter ascético para a preparação do Natal se devia à preparação dos catecúmenos para o batismo na festa da Epifania.
Somente no final do século VII, em Roma, é acrescentado o aspecto escatológico do Advento, isto é, recordando a segunda vinda do Senhor e passou a ser celebrado durante cinco domingos.
Só mais tarde é que o Advento passou a ser celebrado nos seus dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das quatro semanas. A Igreja entendeu que não podia celebrar a liturgia, sem levar em consideração a sua essencial dimensão escatológica.
O tempo do Advento e suas características
O tempo do Advento é para toda a Igreja, momento de forte mergulho na liturgia. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.
O Advento começa às vésperas do Domingo mais próximo do dia 30 de novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos. Neste ano de 2010, o Advento terá início no dia 28 de novembro.
Esse tempo possui duas características: nas duas primeiras semanas, a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós. Por isto, o tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa. Uma das expressões desta alegria é o canto das chamadas “antífonas do Ó”.
Espiritualidade do advento
A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais cristãos, como a expectativa alegre e vigilante, a esperança, a pobreza, a conversão. Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá; daí a alegre expectativa, que deve nesse tempo, não só ser lembrada, mas vivida, pois aquilo que se espera acontecerá com certeza.
Portanto, não se está diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo mas que só se consumará definitivamente na parusia (volta) do Senhor. Por isso, o brado da Igreja característica nesse tempo é “Marana tha”! Vem Senhor Jesus!
É um tempo de esperança porque Cristo é a nossa esperança (I Tm 1,1); esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições etc.
O tempo do Advento é também tempo propício à conversão. Sem um retorno de todo o ser a Cristo, não há como viver a alegria e a esperança na expectativa da sua vinda. É necessário que “preparemos o caminho do Senhor” nas nossas próprias vidas, lutando incessantemente contra o pecado, através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra de Deus.
No Advento, precisamos nos questionar e aprofundar a vivência da pobreza. Não pobreza econômica, mas principalmente aquela que leva a confiar, se abandonar e depender inteiramente de Deus e não dos bens terrenos. Pobreza que tem n’Ele a única riqueza, a única esperança e que conduz à verdadeira humildade, mansidão e posse do Reino.”

23 novembro 2010

IV FORUM NACIONAL

Representantes do JUMAS

O Forum aconteceu em Itaara-RS. Sob a sombra do Santúario Puer et Pater.
 Era um verdadeiro espirito de cenáculo. Para todo lado se ouvia Bah!!! Vixe!!! Uai!!! Ouve-se umas puchadas de rr paulista. Todos unidos em torno de nossa MTA.
 Ali no Santúario nos unimos para rezar, para adorar Jesus e cantar as maravilhas que DEUS faz. O JUMAS tem renascido em vários lugares, como o Nordeste, que agora tem um novo grupo.  Cantamos as maravilhas pelos projetos que estão sendo realizados pelo Brasil afora. Cantamos as maravilhas pelas conquistas que cada grupo realizou durante o ano, e cantamos por ser JUMAS BRASIL Vinculados por Maria, levando e sendo incendiados pelo Fogo do Cristo tabor.

Decidimos em votações, muitas  atividades que norteraram a Vida do JUMAS por esse ano, e até 2014.
A Cruzada 2014  que está indo de vento em poupa, um encontro nacional de músicos, o proxímo forum no Sudeste entre muitas decisões. E Diante da MTA confiamos e entregamos tudo a Ela.
Visitamos a casa do Pozzobom, onde o Pe. Argemiro, postulador da Causa de beatificação, nos contou sobre sua vida e mostrou sua casa, e até pudemos ouvir um pouco de sua voz,gravada numa fita. Encerramos nosso Forum no Santúario Tabor, em Santa Maria, e com um almoço na centro tabor. e Assim partimos cada um de volta a sua terra, para incendiar o seu ramo.  Agradecemos a MTA por tudo, e também aos organizadores, o nosso muito obrigado.




21 novembro 2010

SORTEIO DA RIFA

Hoje, dia em que nossa Igreja Celebra a Festa de Cristo Rei. Nós do JUMAS BH sorteamos um quadro de nossa MTA e uma cesta recheada com bombons sonho de valsa e uma garrafa de vinho.
 O bilhete prêmiado foi o n° 256, é a ganhadora e a Sra. Mirlei.  Em seguida, quando o Gustavo, membro do grupo 2° geração tirou o bilhete, nós entramos em contato com a felizarda, que  se emocionou ao telefone quando soube  que era a ganhadora.
Ela nós disse:
  " Sempre  ia ao Santúario, e ali rezava e chorava pedindo a graça da cura da minha mãe, que tinha um problema na perna. Era meu desejo ganhar um quadro desses e ter em casa, por que minha mãe foi curada. A Mãe Rainha me ajuda muito, tenho muito a agradecer a Ela e a Jesus."

O própio Gustavo, entregou a ela o prêmio, e com os membros da juventude ali presentes, agradecemos pela ajuda e pedimos a MTA que cuida-se dela e de sua família. Aproveitamos para convida-lá para a Missa da Aliança do JUMAS no proxímo dia 18 de dezembro no Santúario.
 O nosso muito obrigado a quem colaborou conosco  nessa promoção. Que a MTA com seu Divino Filho, abençõe a cada um.
                          VINCULADOS POR MARIA, FOGO DO CRISTO TABOR


06 novembro 2010

IV Forum Nacional do Jumas


Depois de uma longa caminhada, iluminados pelo Espírito Santo e abençoados por nossa MTA, encontramos nosso Ideal Nacional! Vinculados por Maria, Fogo do Cristo Tabor!
Dando sequência à integração nacional, caminhamos para o IV Fórum Nacional da Juventude Masculina de Schoenstatt do Brasil, que já tem data e local definidos!
Será em Itaara, junto ao Santuário Puer et Pater, nos dias 13, 14 e 15 de novembro! Lá, os representantes de cada cidade começarão a trilhar o caminho para os próximos anos, repletos de desafios que reforçam nossa confiança filial em nossa Mãe.
Por que em Itaara?


Após a descoberta de nosso Ideal Nacional, entendemos ser fundamental buscar forças e inspiração divinas para vivê-lo plenamente naquele santuário dedicado à Coluna Masculina do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Neste ano, ainda comemoramos, de forma especial, os 25 anos do lançamento da Pedra Fundamental do Santuário Puer et Pater, os 25 anos da morte de Paulo Tochetto de Oliveira, o primeiro Irmão de Maria brasileiro, e os 25 anos da morte do Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Paulo Tochetto foi um dos principais idealizadores da conquista espiritual e da construção do Santuário Puer et Pater, assim como Pozzobon, que conhecia e incentivava os planos da Coluna Masculina do Rio Grande do Sul. Ambos partiram para junto de Deus antes de verem o sonho realizado, mas o Santuário Puer et Pater hoje carrega suas heranças.



O que o futuro nos guarda?

Inflamados por nosso Ideal, estamos às portas do Centenário da Aliança de Amor selada pelo Pe. José Kentenich e pelos seminaristas, em 1914, que marcou o início do Movimento Apostólico de Schoenstatt através da Juventude Masculina. Por isso, o IV Fórum Nacional terá o seguinte tema: “O que o Jumas Brasil quer acentuar – a partir do Ideal Nacional – na sua preparação a 2014?”.
Como viver a Cruzada 2014 em nosso país? O que temos a oferecer, como JUMAS, à Igreja Católica? Essas serão perguntas que buscaremos responder em novembro.

Se você vai representar sua cidade, prepare-se espiritual e racionalmente, sempre ouvindo o que Deus quer nos mostrar através de Sua Providência. Se você não puder estar presente, reze e, principalmente, contribua para o Capital de Graças (disponível logo abaixo) no Santuário mais próximo de sua cidade, rezando a oração do Fórum e vivendo o Ideal em cada situação.

Oração da Peregrinação 2014

Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt!
Com alegria, peregrinamos ao teu Santuário.
A fé do Padre Kentenich

te moveu a estabelecer em Schoenstatt a tua morada.
À sombra do teu Santuário, surgiu nossa Família,

um novo caminho espiritual na Igreja,

e um carisma para o nosso tempo
Enchemos a ânfora do Santuário com nossos dons:

gratidão e entrega, arrependimento e projetos.
A cada passo de nossa peregrinação, nós te pedimos:

acende em nós o fogo do amor a Ti, ao Pai e à Família.
Concede-nos forças

para promover neste mundo uma Cultura da Aliança!
Educa-nos como teus missionários neste novo século!

Tua Aliança, nossa Missão!



1. O que eu quero agradecer, neste dia?

2. O que vou colocar, hoje, na talha?


3. Que ação missionária realizei hoje?

Tua Aliança, nossa missão!

Chegou o grande momento: a abertura do trênio para 2014. Em Schoenstatt, como em muitos outros lugares, a Família de Schoenstatt se preparou como Família do Pai, para este momento importante em sua peregrinação rumo a 2014. Nesta tarde, se anuncia em Schoenstatt o lema, o logo e a oração do Centenário.




O lema que nos conduzirá para 2014 é:



                                                              Tua Aliança, nossa missão!



É o lema proposto na Jornada de especialistas e que apareceu também no concurso realizado. Ele destaca a Aliança como a "essencia do ser de nossa Família" que se torna missão e é, ao mesmo tempo, um compromisso com o elemento central desta missão, justamente aquilo que o Padre Kentenich presenteou ao mundo e à Igreja: a Aliança.
O logotipo - desenhado por Maria Cecilia Avilés, do Equador - responde às correntes que queremos viver em torno ao centenário da Aliança, segundo a Mensagem da Conferência de 2014:

- A força do Santuário em todas as suas dimensões, representada no Santuário. Este santuário tem a Cruz dos Congregados, como símbolo de sua entrega e como motivação para nos entregarmos totalmente por Schoenstatt, como eles o fizeram.
- As correntes de vida que fluem do santuário, que nos unem como Família e perpassam o mundo, por meio das quais, há quase cem anos, o mundo vem se tornando um santuário.
- O mundo representa o lugar onde queremos viver e atuar em Aliança, para que no lugaem onde estejamos, surja a cultura da aliança.
As cores do logo são as mesmas do símbolo oficial de Schoenstatt (azul e amarelo) com exceção do vermelho.








04 novembro 2010

DE SANTUÁRIO A SANTUÁRIO, MISSIONÁRIOS DA ALIANÇA

Em preparação para o Centenário da Aliança de Amor, terminamos um triênio e iniciamos outro com este lema: "De Santuário a Santuário, Missionários da Aliança".

 Em Schoenstatt, nos temos uma corrente, que começa no Santuário original, parte para os Filiais, os de Lar e também os do coração.
Somos Chamados a Ser presença Missionária dentro da Igreja.




























A cultura da Aliança, precisa ser levada a todos. E preciso assumir nosso papel de Missionários, com força e coragem. O pai precisa de nós...

CAMINHADA RUMO A 2014





                                                                    Pai e Fundador











 TA FALTANDO POUCO TEMPO....
                                                         O TRABALHO JÁ COMEÇOU....
                                                                                                      TA ESPERANDO O QUE?
                                             
                                                                                                                                 VENHA, VAMOS!!

RUMO A 2014

A família de Schoenstatt  nacional e internacionalmente esta´se preprando para 2014.
Nós do JUMAS BH também estamos  nessa caminhada, como também na Cruzada 2014 , que cada dia mais tem tomado  forma no JUMAS.







"De todos os cantos de nosso Mundo, de mãos dadas queremos peregrinar, fisicamente e espiritualmente a Schoenstat"








Falta pouco para o grande Jubileo da Família de Schoenstatt.
Vamos a Schoenstatt?