16 outubro 2013

Memórias IGNIS Rio 2013 - México

Mais uma vez o programa "NA PIRA", da  Juventude Masculina de Belo Horizonte traz mais uma vez experiências do Encontro Internacional da Juventude Masculina de Schoenstatt.
O "Memórias" apresenta nesta semana, Luís, do México, que conta um pouco do que levou da JMJ/IGNIS Rio 2013 e o que pode ser aplicado com ela. Espero que vocês gostem da entrevista e acompanhe sempre o Blog da Juventude de Belo Horizonte, que sempre tem novidades.


" Vinculados por Maria, fogo do Cristo Tabor!"

06 outubro 2013

Programa Na Pira - Memórias IGNIS Rio 2013

É com imenso prazer que o Programa "Na Pira", da Juventude Masculina de BH apresenta as "Memórias IGNIS Rio 2013".
Depois de muita revisão e com o pouco de atraso, a nossa equipe de comunicação da  Juventude trabalhou engajada neste Encontro Internacional da Juventude e JMJ 2013 para mostrar a todos as essências de algumas Juventudes espalhadas pelo Mundo.
Hoje nós começamos com a experiência de Fabrizzio Macchi, da Juventude do Paraguai, contando um pouco sobre o Ideal Nacional e o espírito missionário da JMJ.
Espero que gostem e inscrevam-se em nosso canal no You Tube.
"Programa Na Pira - Aqui o papo pega Fogo!"

16 setembro 2013

Geração Missionária em Ação!

Nos dias 27,28 e 29 de Setembro, a Juventude Masculina de Belo Horizonte se reunirá para mais um acampamento com um tema muito familiar em preparação para o Centenário da Aliança: a GERAÇÃO MISSIONÁRIA!

Somos chamados a cada dia pela MTA a sermos anunciadores de Cristo, constituindo assim um mundo novo em uma nova comunidade.

Com isto, o acampamento terá atividades que fortaleceram o Espírito Missionário da Juventude e com isso buscar meios assépticos em Schoenstatt para que em vez de garotos, se formem HOMENS!

No espírito de IGNIS e JMJ, vamos abordar neste acampamento temas inerentes ao Espírito Missionário que experimentamos nestes eventos e transmitir um pouco os quatro pilares da GM 2014: Fogo da Missão, Cultura da Aliança, Protagonismo e Unidade Internacional.

O  Acampamento da Juventude se realizará no Santuário de Confins - Tabor da Liberdade.
Contamos com a oração de todos vocês pela uma Juventude cada vez mais engajada no Exército de Cristo.





"Vinculados por Maria, fogo do Cristo Tabor!"



05 julho 2013

CORAÇÕES BATENDO FORTE JÁ!!!!


 

Os corações dos jovens estão batendo cada dia mais forte se preparando para ir na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, ter fortes emoções, encontro com o Cristo vivo, demostrando a unidade da Igreja e sua cara jovem, e também unido ao sucessor de Pedro, o Papa Francisco.

Mas nós da Juventude Masculina de Schoenstatt, também estaremos em um encontro internacional da JM ( Juventude Masculina) que ocorrera no Rio de Janeiro. Estamos preparando tudo para que esses dias sejam realmente de Família Tabor, sendo fogo e levando esse ardor a todos da JMJ. 
 Estamos contando os minutos já, vamos  lá???????????????????????w


                                                                          JUMAS BH

01 julho 2013

Um pouco mais sobre Engling




Ideal Pessoal: "Ser tudo para todos e propriedade especial de Maria".
Por meio desta pequena frase, podemos entender a vida de José Engling.
Ele fez parte da Fundação de Schoenstatt, em 18 de Outubro de 1914, e viveu a Aliança de  Amor com a Mãe de Deus, de maneira profunda, com todo o seu coração.
A sua vida de aliança levou o Pe. José Kentenich a dizer: "Engling foi a Ata de Fundação vivida!"
José Engling, um jovem camponês, de figura exterior pouco atraente, possuía todos os motivos para ficar na sombra. Porém, assim que percebeu que estava vocacionado para a grandeza, nada conseguiu detê-lo. Sem amargura, sem frustrações diante dos pesados tributos que a sua natureza lhe impunha. Aceitou a luta em todos os campos, quebrando lanças com uma pertinácia como poucos rapazes este mundo viu.
Foi seminarista da Sociedade São Vicente Pallotti e aluno do Padre Kentenich.
Foi chamado para lutar, como soldado, na I Guerra Mundial, na qual veio a falecer a 4 de Outubro de 1918. Poucos dias antes do seu término.
No campo de batalha, continuou o seu esforço pela santificação, vivendo fielmente a Aliança de Amor, e pelas contribuições ao Capital de Graças. O seu diário relata o heroísmo da sua vida diária.
O seu processo de beatificação decorre na diocese de Treves, Alemanha.
Alguns dos seus apontamentos:
"A imagem sublime da Mãe está agora vivamente diante dos meus olhos. Uma só coisa deve nortear a minha vida: Tudo por ti, querida Mãezinha."
"Mãe, nenhum sacrifício quero considerar demasiado pesado. Quando se trata da tua honra, não quero recusar nem o mais duro sacrifício. Mãe, dá-me força para me conservar fiel a esse propósito."
" Cinco vezes ao dia - duas de manhã e três à tarde - quero lembrar-me que um filho de Maria não deve andar triste, e esforçar-me-ei por estar alegre. Se alguma vez estiver abatido, quero combater este sentimento e impor-me uma penitência."
"Mãe, esta semana faltei miseravelmente. Uma mentira deliberada. Como podes não te aborrecer comigo? Perdoa-me! Quero fazer penitência e trabalhar com mais afinco no teu serviço."
"Querida Mãezinha, quero aproveitar as difíceis circunstâncias em que me colocaste, para me santificar o mais depressa possível. Na vida militar deste-me uma ótima oportunidade, embora espinhosa. Quero aproveitá-la. Chamaste-me a ser teu vassalo. Quero esforçar-me por aproximar todos de ti."
"Querida Mãezinha! Mater Ter Admirabilis! A ti, novamente, me consagro como holocausto. A ti, consagro tudo o que sou e tenho: meu corpo e a minha alma com todas as suas faculdades, todos os meus bens e haveres, a minha liberdade e minha vontade. Sou teu, inteiramente, sem reservas!
Dispõe de mim e do que me pertence, como te aprouver. Se, no entanto, for compatível com os teus planos, deixa-me ser um holocausto, pelas tarefas que propuseste à nossa Congregação (Movimento Apostólico de Schoenstatt). Em humildade, teu indigno servo.''

Oração para Canonização do Padre José Kentenich



Deus Pai todo-poderoso,
És o amor e a misericórdia.
Somente Tu, como Pai onisciente, compreendes tudo o que se passa em mim. Ajuda-me, Pai de bondade, nesta minha grande aflição. Atende-me por intermédio do Pe. José Kentenich. Como fiel sacerdote ele amou tanto a Tua igreja peregrina e procurou conduzir todos os que dele se aproximavam a um amor pessoal a Ti. Foi sábio e humilde conselheiro para todos os que dele precisaram. Concede-me, Pai eterno, por intercessão do Pe. José Kentenich, especialmente a graça (...). Em sinal de gratidão, eu Te ofereço o precioso sangue de Cristo, nas intenções da Santa Igreja e por todos os que se encontram em grande aflição. Querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, roga ao Pai Eterno, que conceda ao Pe. José Kentenich a honra dos altares, como recompensa por todo o bem que fez à Igreja, para Teu louvor e a glória da Santíssima Trindade.
Amém.

05 junho 2013

UMA GOTA DE FRANZ REISNISCH

Pe. Francisco Reinisch

Ideal Pessoal: “Viver e morrer como ardoroso Apóstolo de Schoenstatt.”
Seu Lema: “Nossa fé em Cristo e Maria permanece inabalável como as montanhas da pátria.”
Nasceu en Feldkirch, Áustria, em 1° de Fevereiro de 1903.
É ordenado sacerdote em 29 de junho de 1928 em Innsbruck. Em 8 de Dezembro de 1930 ingressa na Sociedade dos Padres Palottinos, onde conhece o Padre José Kentenich.
A partir do ano de 1938, trabalha com a Liga dos Homens de Schoenstatt. É decapitado em Branderburg – Berlin, Alemanha, no dia 21 de agosto de 1942, sendo considerado um Mártir de Consciência, pois não aceitou jurar a bandeira nazista.
Seu corpo foi transladado em 17 de Outubro de 1946 para junto do Santuário Original de Schoenstatt, perto de Coblença, na Renânia.
Sua atuação após a morte:
“Quando eu estiver lá em cima, jogarei bastantes rosas para a terra.”
Poesia composta em 9 de agosto de 1942, na prisão de Tezel, em honra da Mãe de Deus:
“Tu és o grande sinal, cheio de luz e resplendor do sol,
Toda abrasada pelo amor de Deus!
Eu quisera, Maria, pura donzela, ser por ti inflamado
como chama de amor no pequeno Santuário.
De pé estás junto da cruz, como Rosa da Paixão
grande e silenciosa, pronunciando o teu “sim”ao sacrifício,
porque assim Deus o quer.
Hoje, de novo, Deus chama uma legião de heróis,
por isso, Mãe, me ofereço como vítima de amor
Rainha do Universo, imperturbável na tormenta dos tempos,
destrói a estirpe de Satanás, vencedora na luta.
Dá-me ser teu apóstolo, como cavaleiro aqui estou,
e ao morrer quero dizer sorrindo:
ó querida MTA!”
Livro sobre sua vida: “O Sim e o Sangue – Vida de Francisco Reinisch, mártir da consciência.” Autor: Olivio Cesca.

FRANZ REINISCH A CAMINHO DOS ALTARES

Apenas sete dias após o grande presente do Santuário Original para os schoenstattianos, a diocese de Treves/Alemanha, no dia 28 de maio, bate o carimbo mais uma vez e confirma: acreditamos que o santuário é uma escola onde a Mãe de Deus educa santos.
A primeira vez que a diocese afirmou isso foi quando abriu o processo de beatificação de José Engling, em seguida, do Pe. Kentenich, depois da bem aventurada Ir. M. Emilie e agora é a vez de Pe. Franz Reinisch.
Quem vai ao Santuário Original encontra atrás dele o monumento dos heróis, homenagem aos primeiros que deram a vida pela Obra de Schoenstatt. Uma cruz sobre os restos mortais de Franz Reinisch indica que ali está uma grande alma, como semente plantada na terra e da qual brota sempre nova vida.
Quanto entusiamo nos desperta em ver a Juventude Masculina de Schoenstatt cantando o Hino de Franz Reinisch: “Faz-me um apóstolo de Schoenstatt! Qual cavalheiro estarei e morrerei sorrindo, querida MTA!” O herói que vive em nossa alma se fortalece e também nos predispomos a dar nossa vida no dia a dia pela missão da Mãe, no Santuário.
Em 1934, Pe. Kentenich disse “Queremos pensar que os peregrinos não vão voltar para casa sem antes visitar os túmulos dos congregados heróis. Ali, de certa forma, escutarão o chamamento de Maria: veja como os modelei em tempos difíceis. Assim também quero modelar todos vocês em tempos mais que difíceis… Hoje, queremos entregar, no altar, toda nossa vida, todo nosso ser, para nossa Mãe. O pequeno altar precisa de oferendas vivas. Pessoas que tenham, como tarefa, como meta de vida, atrair a Mãe de Deus”.
reinischTrês anos depois, em 1937, Pe. Reinisch participa do translado dos restos mortais de João Wormer e Max Brunner e decide: Serei também um herói, darei a minha vida pela Aliança de Amor. Aconselha-se com o Pe. Kentenich, do qual era um colaborador fiel e este lhe apresenta todas as consequências de sua decisão, mas indica que siga a sua consciência. Em 21 Agosto 1942, em Berlin a guilhotina interrompe seus sonhos e planos sacerdotais.
Em resposta a sentença de sua condenação, Reinisch responde: O infrator não é um revolucionário do estado e inimigo público que luta com o punho e da violência, mas, ele é um padre católico que usa as armas do Espírito Santo e de fé… Ele sabe porque e o que ele está lutando.
Pe. Reinisch, literalmente, teve a sua cabeça cortada pelos nazista por causa de sua fé. O jovem sacerdote de 39 anos, se negou a jurar pela bandeira de Hitler, porque a fidelidade à sua consciência e sua vocação original foram muito mais importantes que sua vida. Mártir da consciência: com esse nome, entrou na história de Schoenstatt, pois assim o denominou o Papa Pio XII ao saber de sua entrega de vida.
Antes de ser decapitado, escreveu, em sua cela de prisioneiro, um poema de sua aliança final com Maria: “Rainha em todos os mundos, vence a tempestade, vence o poder do demônio, tu, Vencedora real. Faz de mim um apóstolo de Schoenstatt, qual cavaleiro estarei e morrerei sorrindo, querida MTA”.
É mais uma vida exemplar reconhecida e apresentada como estrela para orientar muitos no caminho ao Pai. Numa cultura relativista como se quer firmar em nossa época, Franz Reinisch é modelo de quem tem coragem de defender a verdade, com fé e determinação, até as últimas consequências.

IMENSA ALEGRIA PARA A FAMÍLIA SCHOENSTATT

 A direção geral da comunidade dos PAdres e Irmãos Palotinos vai entregar o Santuário Original aos cuidados definitivos do Movimento Apóstolico de Schoenstatt.
 
 
O Santuário Original agora e nosso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
 
 
 
 
 
 
                                                                              JUMAS BH
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

JUMAS BH E A PEREGRINA ORIGINAL

 Na Festa de Maio, o JUMAS BH recebeu uma grande tarefa. Ser guarda do Santuário por toda a noite. E com entusiasmo e alegria cada menino se colocou a disposição. Alguns até deram um cochilo rápido, mas  despertaram e se juntaram ao grupo para rir, cantar  e ser guardas do Santuário.

Preparamos uma vivência que se iniciou na taça de fogo, onde  falamos da missão do João Pozzobom, e  cada menino presente se comprometeu como ele a levar Jesus e a MTA ao mundo. Esse compromisso foi assumido no Santuário onde os meninos rezaram uma oração pessoal entregando tudo a MTA e o grupo novo que tem se formando conquistou a peregrina. Após esse momento  belíssimo, tivemos as  tradicionais pizzas de pré acampamento.



                                                                 JUMAS BH

12 maio 2013

ORAÇÃO DAS MÃES

Querida Mãe e Rainha Três Vezes Admirável  de Schoenstatt, com sentimentos de profunda alegria e gratidão filial, eu vos saúdo no Santuário, onde estabelecestes o trono de vosso amor e misericórdia maternal, para realizar a missão de Mâe e Educadora dos povos.
 Eu vós contemplo toda a grandeza e dignidade da sagrada missão de mãe.

Todos: Sois a Mãe do Belo Amor, da Santa Esperança e da fé inabalável!!!

 Quão admiravelmente desempenhastes esta missão divina! Grandes foram os prodígios que o Senhor operou em vós. Quando o Anjo Gabriel vos transmitiu a saudação do Altíssimo, recebestes a grande mensaem que a nenhum outro mortal foi confiada.

Todos: Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre todas as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre.

Desde aquele momento em que pronunciaste o "sim" filial aos planos do Pai, pela virtude do Espírito Santo acolhestes em vosso seio virginal o Filho de Deus, aquele que o orbe inteiro não pode conter.
Como terá enriquecido a vossa alma este divino mistério! Com que transportes de júbilo exultou voss coração de Mãe! Vosso Criador reposuou em vossos braços! Em vosso Filho abraçastes o mesmo tempo o Deus eterno. Aquele que vos ama com amor infinito quis ser amado por vós como filho é amado por sua Mãe.

Todos: A Minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito se rejubila em Deus meu salvador!

Contemplando vossa grandeza desejo assemer-me a vós. Porém, sou pequena e fraça. Ante a sublimidade da missão divina que recebi do Pai, muitas vezes me deixo vencer pelo desânimo. Abrasai-me e educai-me na escola do vosso amor. transformai-me em pequena imagem do vosso ser serviçal e maternal, numa genitora, portadora e servidora de Cristo no meio de minha família e na sociedade. Que em cada situação eu possa responder como vós ás mensagens divinas:

Todos: Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo vossa palavra!

Fazei que, a vosso exemplo, eu seja fiel e santa auxiliar e consorte daquele que Deus, em seu infinito amor e sabedoria paternal, me deu como esposo e companheiro de vida. Dai-me a graça de ser vossa presença viva no lar e educar meus filhos nos princípios da fé cristã, com amor, sabedoria, dignidade e fidelidade.

Todos: Ó Mãe do Belo Amor, intercedei por nós.

A vós consagrago, de modo todo especial, cada um dos meus filhos e meu esposo. Aceita-os e abriga-os em vosso coração materno. Guiaios em todos os passos de sua vida, para que jamais se desviem do caminho que conduz ao Pai.

Todos: Ó Mãe do Belo Amor, confuzi-nos!!!

Bem sabeis, querida Mãe, o que é um coração materno e conheceis perfeitamente seus momentos de alegrias e de angústias. Com grande felicidade e ternura abraçastes vosso Filho quando criança; mas também profunda foi a dor que feriu vosso coração ante seu sofrimento na cruz. Mãe alguma esteve tão intimamente unida a seu filho; nenhum coração maternal experimentou o sofrimento tão profundamente como vós. Ó grande Mãe, provada pelo sofrimento, fazei-me participar de vossa fortaleza na dor!

Todos: Ó Mãe do Belo Amor, sede nossa força!!

Nas horas de tribulação, quando amargas desilusões, fracassos, cruzes e toda espécie de sofrimento visitar nossa família, dai-nos forças para permanecer convosco junto á cruz.
Uni os meus sofrimentos aos vossos e ao sacríficio de vosso Filho agonizante.Fazei que se tornem o penhor de um manacial de graças, para todos aqueles que o Amor Eterno me confiou. Dai que, a exemplo da Sagrada Família de Nazaré, sejamos um só no amor e na fidelidade mútua. Amém

MÃE FELIZ DIA !!!!!! 2013

 A Juventude Masculina de schoenstatt- JUMAS- de Belo Horizonte realizou no dia 12 de maio o Mãe Feliz Dia!!! E uma forma de homenagear a todas as mães e de forma especial a nossa querida Mâe e Rainha de schoenstatt.
Nesse ano colamos a foto da Mãe Rainha  nos postes ao redor da Capela Senhor Bom Jesus, no Bairro Palmeiras- Parque São José. Aos que desejarem mais informações entrem em contato conosco.



                                                             JUMAS BH

13 abril 2013

Cristo Vive!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



CRISTO VIVE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





ALELUIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




                                                                                                      JUMAS BH

13 março 2013

HABEMUS PAPA

 + Sua Santidade o Papa Francisco.


Hoje, nossa Igreja ganha um novo sucessor de Pedro, devemos acompanha-lo com nossas orações e oferecer sempre ofertas ao capital de graças por ele. Que Jesus Cristo, Pastor supremo da Igreja o ilumine em todas as horas e decisões, que o carregue quando ele ficar sem forças, que o proteja contra as forças do maligno, e também Maria, Mãe e Mestra o ajude nesses tempos tão complicados. MPHC


                                                                                     JUMAS BH

Abertura do ano da Família de Schoenstatt

                                         Tabor da Liberdade a partir da Pira
                                         Família de schoenstatt a sombra do Santuário
                                    Somos Família



                                                                    JUMAS BH

FOTOS DE ENCONTROS

                                           JUMAS E JUFEM indo ao Santuário

                                           A patena do JUMAS em BH
                                           Assessor dando a benção da manhã

                                         A Patena do JUMAS com nossos projetos

                                          Nossa marca no Santuário
                                          Turminha na formação
                                          Pe. Alexandre com os meninos do jumas
                                                   Assessor do JUMAS
                                        JUMAS BH
                                            JUMAS BH
                                          Coroação do santuário-lar da Polly e AA da Jufem
                                          Polly oferecendo a coroa
                                       medalhas e coroa sendo oferecidas no santuário
                                       momento da Aliança da Jufem
Jufem BH
 Estás fotos são do encontro de ramo com Pe. Alexandre, Aliança da Jufem .
                                          Eis nós aqui, envi a nós!!!!!!!!!!!



                                                                             JUMASBH

06 março 2013

PRECISAMOS DE HERÓIS



                           PRECISAMOS DE HOMENS DISPOSTOS A ARDER PELA MISSÃO!!!!!!!


                                          PRECISAMOS DE HERÓIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


  
PRECISAMOS DE HOMENS QUE SIGAM O EXEMPLO DE JOSÉ ENGLING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




ENTÃO?????  VOCÊ E ESSA PESSOA???????????????? JUNTE-SE A NÓS!!!!!



                                                                JUMAS BH

Encontro de Ramo no Santuário

No último fim de semana no Santuário Tabor da Liberdade, o JUMAS BH  se encontrou com o Pe. Alexandre para fazer uma Escola de Pioneiros e também ver o futuro do jumas em BH. Nesse encontro abordamos vários assuntos relacionados a vida do ramo e dos grupos, além do fortalecimento dos pioneiros e novos grupos.
    o Pe. Alexandre ainda nós animou muito para participar da JMJ e do IGNIS, que ocorream em julho no Rio de Janeiro. Tiramos nossas "pulgas atrás da orelha" e agora vamos a todo vapor.  Queremos trabalhar muito para fazer presença nesse encontro e dese já fazemos nossa entrega do Capital de Graças.



Querida MTA, entregamos nossos proejtos, nossas vidas, tudo que temos e somos. Queremos fazer  a pira de englingg arder com a chama de nossas entregas, nossos desafios, nossos propositos. Ajuda-nos nessa caminhada e faça de nos uma juventude missionária e santa, que levemos a ti e Jesus a todos. Assim seja Amém.


                                                                                     JUMAS BH

18 fevereiro 2013

Começamos as atividades 2013!!!!!!!! MPHC



O JUMAS BH iniciou nesse domingo dia 17 de fevereiro suas atividades, já pensando nas diversas atividades que estão no horizonte e também a criação de um novro grupo de aliados e um de pioneiros.


 No ano da corrente da missão em schoenstatt, queremos assumir ainda mais a missão.Queremos promover uma cultura da aliança em meio ao mundo. Queremos ser homens novos formados pela MTA ( Mãe Três vezes Admirável), ser homens livres.

Venha se juntar a nós!!!!!!!!





NOSSO LUGAR DE GRAÇAS.





Queremos fazer a missão acontecer e ofertar muitas ofertas aos capital de graças e fazer a pira de engling em nosso Santuário arder como também  fazer nosso mundo interior arder pela missão , por Cristo.



                                                                           JUMAS BH



12 fevereiro 2013

Jejum e Abstinência

Jesus no deserto 40 dias em oração e jejum

Jejum da Igreja:




   Fazer apenas uma refeição completa durante o dia e, caso haja necessidade, tomar duas outras pequenas refeições que não sejam iguais em quantidade à habitual ou completa.
   Não fazer as refeições habituais, nem outros petiscos durante o dia (nem mesmo cafezinho, chimarrão etc).
   Estão obrigados ao jejum os que tiverem completado dezoito anos até os cinqüenta e nove completos. Os outros podem fazer, mas sem obrigação.
   Grávidas e doentes estão dispensados do jejum, bem como aqueles que desenvolvem árduo trabalho braçal ou intelectual no dia do jejum.



Abstinência:


   Deixar de comer carnes de animais de sangue quente (bovina, ovina, aviária, etc), bem como seus caldo de carne.
   Permite-se o uso de ovos, laticínios e gordura. Estão obrigados à abstinência os que tiverem completado quatorze anos, e tal obrigação se prolonga por toda a vida.
   Grávidas que necessitem de maior nutrição e doentes que, por conselho médico, precisam comer carne, estão dispensados da abstinência, bem como os pobres que recebem carne por esmola.

Quarta-feira de Cinzas: jejum e abstinência obrigatórios.

Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor: jejum e abstinência obrigatórios.



 
                                            Pela Cruz a Vida!!!!



                                                                          JUMAS BH

Quarta feira de Cinzas- Quaresma

                                         CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO




   Depois do carnaval, a Igreja entra em um período de silêncio e é assim que devemos estar. Em um mundo tão barulhento Deus chama o homem a silenciar. Só assim o homem tomará consciência do que ele é, e de quem Deus é.
   Não podemos viver neste mundo sem caminhar para um lugar. Se não temos uma meta, passamos viver ao léu, mas São Paulo diz em sua carta que este é o tempo favorável, é preciso escutar a Deus. É tempo de escutar a convocação que Deus nos faz.
   Neste 40 dias vamos buscar voltar para Deus. Fomos criados para estarmos juntos com o Senhor, mas o mundo tem nos afastado do Senhor. E agora Deus clama: ‘Volta para mim! Volta ao meu coração!’
   Precisamos fazer como Davi, reconhecer o nosso erro. Esses 40 dias é tempo de reconhecermos que falhamos, erramos, mas precisamos ser melhor, precisamos clamar a misericórdia do alto. Quaresma é tempo de revisão. É tempo de perguntar: Diante do Senhor como estou? Como estou diante dos irmãos? E diante de mim mesma?
   Deus mandou Seu Filho para morrer por nós. É tempo dos namorados reverem como está o relacionamento, e dos pais verem como está o tratamento com seus filhos e vice-versa.
   Vivemos em uma sociedade egoísta, mas não dá para o cristão ser egoísta, pois Deus deu tudo por nós. O Evangelho diz que é preciso dar esmola. Então doe. Doe roupas e coisas simples. Oferecer o lugar no ônibus, no metrô para uma pessoa mais velha, isso é caridade. faça este propósito. Saia de si para os outros.
   As vezes fazemos a penitência de não comer, mas também é penitência doar-se ao outro. Dar tempo ao outro.
   E no Evangelho também diz: orai. Eu deixo a dica, no momento em que você estaria na internet, entre no seu quarto e reze, converse com Deus, doe um pouco do tempo que você estaria no facebook e reze. Reze com a Palavra de Deus, leia a passagem da Bíblia.
   Jesus também fala no Evangelho sobre jejum. Jejum não é dieta. A dieta quem prescreve é o médico, mas o jejum é prescrito por Deus, o jejum fortalece o espírito, fortalece a carne para estar com Deus, cria-se na alma o desejo para estar com Deus.
    A quaresma não é tempo de comemorações, festas, é um tempo de reflexão para estar mais com Deus. Não é tempo de comilância, mas é tempo de recolhimento. Nós mudamos o tempo da quaresma, e queremos fazer da quaresma como queremos.



                                                                               JUMAS BH


05 fevereiro 2013

VAI COMEÇAR A JORNADA DOS PIONEIROS

                                           Pioneiro de Schoenstatt de BH

  VAMOS COMEÇAR A JORNADA 2013 DOS PIONEIROS DE SCHOENSTATT????????


 Anotem ai as datas e o local:

Grupo de Pioneiros  começa no  dia  09 de março de 2013 as 10:30 hs. Na Páróquia Santa Maria Estrela da Manhã no bairro Estrela d´alva.


Meninos que desejarem participar do novo grupo , precisam somente fazer presença nesse dia e nesse horário. Aguardamos vocês lá!!!

Pioneiros de Schoenstatt!!!!
                                                                  Abrem caminho!!!!



                                                                             JUMAS BH

29 janeiro 2013

INDO PARA NOVA MISSÃO

NOVA MISSÃO



Dia da vestição da Ir. M. Georgia e Ir. M. Gercilia

  No proxímo dia 03 de feveriro, nosso Santuário irá enviar para sua nova missão duas Irmãs de Maria de Schoenstatt que muito contribuiram em nossa Família de schoenstatt de Belo Horizonte e de forma especial com o JUMAS BH.
   Nossa história de Juventude Masculina de Schoenstatt começa com o apoio de uma Irmã de Maria ( Ir. M. Elaine), depois contou com a ajuda das da Ir. M. Georgia e da Ir. M. Doralice. Nós ajudaram com  a creche onde durmimos, por várias vezes nós ajudaram com alimentação, formação sobre schoenstatt, educando, e até brigando, dando uns puchões de orelha nas coisas que não estavamos corretos. Elas nos ensinaram demais.
  Certa  vez em que ajudavamos a organizar a festa do santuário, a Ir.M. Georgia juntou a turma e deu a ideia que se conseguiriamos caminhar  3 minutos em silêncio, bem logo vinham as risadas, ninguém conseguia, e nova tentativa e outra vez as risadas eram grandes.  Como não chegar ao Santuário e perguntar se tinha os doces da Irmã, a famosa cocada.

 Com a Irmã Doralice era silêncio no começo, depois  ela convenceu um a tirar um brinquinho e ganhou um boné, outro ela educou quanto o ser masculino, sempre ouvindo e ajudando, dando seus puchões de orelha, elogiando e sempre apoaindo como podia, mas nunca deizou de rezar por nós e incentivar-nos.

Queremos agradecer por tudo que ambas fizeram conosco, que a MTA com seus Santíssimo Filho nos braços, as abençõem sempre, e que nessa nova missão Vocês possam ser sal e fermento e mais ainda, ser presença de MAria no mundo.
Obrigado Irmãs.

                                                      Ir. M. Doralice ( ao fundo Ir. M. Teresila)






                                           Ir. M. Georgia (ao lado do moço Cauvo) ao fundo perto do
                                                                          Tabernáculo Ir. M. Ane ( superiora províncial)





                                          Ir. M. Shaiane ( JMJ) atrás Ir. M. Doralice cantando.

                                          
                                                    Imaculada ( Casa das Irmãs de Maria em Atibaia)
                          As Irmãs de Maria de Schoenstatt, querem ser no mundo a presença de Maria.
                             "São mulheres a seu tempo" como dizia nosso fundador Pe. kentenich.



" Sim Pai, sim! Com todo prazer!Adsum!Tecum sun! ( Eis me! estou contigo) Pe. José kentenich

                                                             JUMAS BH

Solidariedade

 Irmãos em Cristo,

   O JUMAS BH, soube do ocorrido em Santa Maria, cidade onde se localiza o primeiro Santuário de Schoenstatt do Brasil. Nessa cidade ocorreu algo muito grave, com a morte de muitos jovens. Várias orações foram feitas, e não a nada que possamos fazer ou dizer as famílias que perderam seus filhos, amigos, irmãos e companheiros...
  A dor nesse momento consome a muitos, e ainda surge a revolta, raiva, ódio e tantos outros sentimentos que se unem a dor e formam uma cama escura em nossas almas.  Pergutas como " por que meu Deus? ou por que fizeste isso ó Deus?", surgem aos montes. Não há como responder tais questionamentos nesses momentos.

O que devemos fazer então? qual seria nossa postura?

Bem, seria a de um oferecer um ombro amigo para o irmão chorar, seria rezar pelos que se foram e pela famílias, para que Jesus conforte a cada um pela sua perda, seria a de sentar em silêncio e ouvir as pessoas desabafar, seria a de um simples abraço ou aperto de mão, seria somente sua presença sendo ali os braços, o ombro, a presença de Cristo.

 Continuemos a rezar pedindo a intercessão de nossa querida MTA, para que ela rogue a Cristo pelos que ainda se encontram enfermos nos hospitais, e pelos que já se foram e pelas famílias e amigos, Cristo e a única esperança que pode ajuda-los, e Ele pode agir através de nós.


                                                       JUMAS BH

20 janeiro 2013

20 de Janeiro- Marco Histórico da Família de Schoenstatt



Segurança, sucesso, felicidade, liberdade… são apenas alguns itens que perfazem a lista de aspirações do homem de todos os tempos. Tudo o que ameaça um desses itens é sinal de alerta e deve ser combatido! No entanto, há um item superior a todos eles que nada pode derrubar: o pensar, viver e amar sobrenatural e orgânico.
Eis uma das grandes mensagens que Pe. Kentenich nos ensina por meio de sua atitude heróica do 20 de janeiro de 1942. Ele está preso injustamente pelo poder nazista e, após um supérfluo exame médico, é considerado apto para o Campo de Concentração. Será enviado para Dachau e, humanamente falando, não retornará de lá com vida.
A Família de Schoenstatt se desdobra em orações, sacrifícios e busca todos os meios legais, aprovados por Deus, para impedir que isso aconteça. Pe. Kentenich pode pedir um novo exame médico. Se ele fizer isso, um exame mais profundo o pode declarar incapaz para o Campo e, desse modo, ser livre do perigo de vida que o ameaça. Todos rezam por ele e suplicam: assine o novo pedido de exame!
Pe. Kentenich reza, entende os seus filhos espirituais, ama-os imensamente, bem como a obra de Schoenstatt, que mais do que antes precisa de sua presença e direção. São dias de “tormento”… O que decidir? Para ele, o essencial não são agora os planos humanos. Mas, o que Deus deseja de si e dos seus. Assinar o pedido e deixar Deus falar por meio disso? Não assinar e correr o risco de morrer?
Só um meio: a aliança de amor vivida!
Após a santa missa, em 20 de janeiro, ele toma a decisão: não quer ser libertado por meios humanos, mas pela aspiração heróica de seus filhos em viver a Aliança de Amor. É o enlaçamento mútuo entre Pai e filhos que deve se imergir no sobrenatutal e confiar heroicamente na atuação da Divina Providência: “O que o homem possui de mais precioso é a liberdade. Com amor sincero, ardente, ofereço esta liberdade para que Deus conceda à Família, em grau eminente, o espírito da liberdade dos filhos de Deus tão ardentemente almejado.”
Ele não assina o pedido de um novo exame e com isso vai para o Campo de Concentração. Aos seus, um pedido: “Satisfazei este meu pedido: Cuidai que a Família leve a sério a Carta Branca e a Inscriptio. Então, serei libertado!”
A Família de Schoenstatt vive o enlaçamento de destino e sorte com o Fundador. A situação de guerra é um chamado de Deus para viver a Aliança de Amor até as ultimas consequências. Deus responde a essa unidade na aliança. No Campo, Pe. Kentenich continua sua missão e atua de modo modelar junto aos prisioneiros, funda institutos e continua a dirigir a sua obra. Após 3 anos, é libertado.
Em cada geração, a condição se renova
Esse fascinante capítulo da história de Schoenstatt pode ser lido em diversos livros e tornou-se o eixo que impulsiona todas as novas gerações. Cada geração é fecunda na medida em que se empenha para viver na mesma altura a sua Aliança de Amor, a Carta Branca e a Inscriptio. Na medida em que um schoenstattiano se enlaça com o Fundador e vive, em seu dia a dia, com confiança heróica, a aliança de amor com a Mãe e Rainha, no santuário, vivencia a liberdade interna e a alegria vitoriosa da fé, da confiança que não se deixa abalar por nenhum acontecimento. Não são as pessoas que determinam a sua vida, mas unicamente Deus! Esse pensar sobrenatural o enlaça aos seus irmãos para amá-los, servi-los e ser para cada um um meio para o encontro com Deus.
É a vitória da Aliança de Amor! Só os que tem coragem de entregar tudo a conseguem vivenciar! Para isso: oração, vínculo ao Santuário, vínculo ao Fundador e deixar-se educar pela Mãe e Rainha de Schoenstatt! Vamos junto?