13 outubro 2010

2ª Geração do Jumas Bh faz Caminhada Heróica

A 2ª Geração do Jumas Bh, conhecida por Grupo Novo, fez neste último final de semana (09 de outubro) a tradicional Caminhada Heróica até um dos pontos mais altos da Serra do Curral, em Belo Horizonte.

A subida se inicou às 7hs da manhã pelo bairro Buritis e terminou no cume da elevação que fica a, aproximadamente, 1200 metros de altitude.

Motivados pela conquista da Imagem da Mãe Rainha Peregrina que, em breve, se dará através da contribuição individual de cada membro do Jumas Bh para o Capital de Graças, onde ofertamos nossas alegrias e dificuldades à Mãe de Deus para que ela as transforme em graças para o mundo, 12 (doze) jovens subiram a "montanha" e puderam contemplar uma das vistas mais bonitas da capital mineira.

Veja as fotos:








Vinculados por Maria...

09 outubro 2010

Sete Anos de Liberdade no Tabor de Confins

No próximo fim de semana celebramos o 7º ano da Aliança de Amor em Confins/MG, onde Maria estabeleceu seu Santuário Tabor da Liberdade. Nesta terra de povo simples

- que fala "sô" a cada três ou quatro palavras,
- que usa "uai" como ponto final, de exclamação, interrogação e vírgula,
- que adora um pão-de-queijo, principalmente o da vovó (é o meu caso),
- que não sabe o que é mar enquanto não chega janeiro e sobra um dinheirinho pra ir até Guarapari, Cabo Frio ou Piúma; e descobre que lá tem mais mineiros do que aqui,
- que mede as distâncias em morros (ex.: "Daqui até lá são três morros"),
- que vai ao shopping uma vez por semana, sem dinheiro, e assiste a um filme no cinema pagando meia,
- que simplifica palavras complicadas como "cóssega" (cósga),
- que usa "trem" como palavra curinga,
- que não vê nada de estranho em uma Igreja em forma de montanha,
- que tem um churrasco pra ir todo final de semana,
- que vai a exposição de qualquer coisa: boi, orquídea, cachaça, trator, morango - contanto que tenha música e muita gente,
- que acha a maravilhosa vista da Serra do Curral a coisa mais normal do mundo,
- que todo domingo almoça na casa da vó,
- que sabe onde fica o "nariz de Minas,"

mas que, acima de tudo, sabe conquistar o Brasil e o mundo com sua hospitalidade e generosidade, com este jeitinho desconfiado e quieto de quem "come pelas beradas," que sabe dar valor à família e principalmente à fé, aquela que move montanhas, e haja montanha! Foi aqui que ela escolheu morar.

Fica conosco Senhora até que o sol não brilhe mais.

Por Rodrigo Monteiro Amaral

Totus Tuus - Eu sou todo teu!

"Sem dúvida, é Jesus Cristo o único mediador entre Deus e os homens. Contudo, Maria coopera e participa da sua obra de salvação(...) Ela é a Mãe pela qual devemos ter uma devoção profunda e verdadeira que tem Cristo como centro de tudo," disse o Papa João Paulo II aos jovens de Roma num encontro em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, em abril de 2003.

Na ocasião, nosso saudoso Papa recomendou aos jovens que junto à Cruz, que desde 1984 peregrinava por todos os continentes da terra nos anos que antecediam à Jornada, fosse conduzido também o ícone de Maria Salus Populi Romani (Salvação do Povo de Roma, no Brasil conhecida como Nossa Sra. das Neves), foi quando consagrou suas vidas a Ela, dizendo: "Com eles, também eu me confio mais uma vez a ti, com afeto, confiante, repito: eu sou todo teu Maria."

O ícone que o Papa entregou aos jovens é uma réplica do quadro original (Foto 1) exposto na Basílica de Santa Maria Maior (Foto 2), a primeira igreja do ocidente dedicada à Mãe de Deus que, pela tradição, teria sido pintado por São Lucas no século VII. Nesta igreja também estaria guardada, segundo a mesma tradição, a manjedoura de Belém (Foto 3).

Confiamos à Mãe de Deus nossas vidas como fez o Papa João Paulo II e milhares de jovens naquela tarde em Roma: O Jumas Bh é Totus Tuus, querida Mãe! Todo teu!

Foto 1 - Salus Populi Romani

Foto 2 - Basílica de Santa Maria Maior

Foto 3 - Conservatório da Manjedoura de Belém